quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Criando com tecidos

http://www.criarcomtecidos.com.br/

Sacola de lona com aplicação em tecido. Uma idéia com instruções.


Sacola Patch
Esta é a foto de uma sacola de lona com aplicações de retalhinhos coloridos. Ganhei de presente e achei uma boa idéia dividir com vocês as informações nela contidas. 
Eu já vi algumas na Internet e sempre me passou meio batido, acho que não reparei direito. Mas pessoalmente é muiiito bonita, alegre, elegante, tudo de bom! E está bem ao nosso alcance entendê-la e usá-la como estímulo para nossas tão queridas sacolas de compras, de livros, de cadernos, de costuras e tantas outras idéias que sempre fervilham em nossas cabeças.
O tecido usado nesta é lona azul marinho e mede 37 cm de largura (sem incluir costuras) X 47,5 cm de altura, sendo que vai ser feita uma vira de 4,5 cm para dentro da sacola, deixando-a com 43 cm de altura.
Os quadradinhos aplicados são um charme à parte, amei! Além do aproveitamento de retalhinhos que isso representa, certo? 
Daí que se contarem na foto verão 24 quadradinhos de tecido de algodão com estampas diversas onde o arranjo de cores e estampas é decisivo e uma delícia de fazer!
Medem 6 x 6 cm e estão distribuídos no tecido de modo que distam 2,0 cm um do outro e 3 cm nas extremidades laterais e do fundo para cima. Começam a ser aplicados a 11 cm da boca da sacola, conforme a imagem abaixo.
image
Os quadradinhos são cortados e colados com entretela aderente para aplicações sobre o tecido previamente marcado e em seguida aplicados à máquina em ponto fechadoimage
O botão de madeira é grande – cerca de 3,5 cm -  e fecha a bolsa com o mesmo cadarço das alças com a diferença que este é dobrado ao meio e costurado no  sentido do comprimento. Tem 35 cm de comprimento e é preso à bolsa como se vê abaixo
image
A alça consiste em dois pedaços de cadarço de 3 cm de largura por 80 cm de comprimento. São pregadas do jeito que se vê na imagem, pois a sacola não possui forro.
Fica a idéia para quem curte fazer esse tipo de trabalho. É muito mais bonito do que mostram as fotos mas sei também que serão capazes de criar seus modelos tão bonitos quanto ou até mais!!
O trabalho é rústico em função do tecido empregado, não usa forros ou bolsos e tem alças e fecho aplicados com bastante capricho sobre a dobra interna de 4,5 cm da sacola.
E para quem deseja aproveitar a idéia e usar medidas diferentes é só fazer os cálculos para a aplicação dos quadradinhos que também poderão ser maiores ou menores conforme o tamanho do trabalho pronto.
Espero que tenham gostado tanto quanto eu!
beijocas,
Regina

michellepatterns

Aproveitando os retalhos - Mais sacolinhas fofas em Patchwork.

sacolinhaemtiras
As sacolinhas listradas são uma variável deste tutorial que já publicamos aqui, apenas utiliza tiras de tecido de 26,25 cm de comprimento X 5 cm de largura para formar o corpo do saquinho. Pode ser em linha reta ou em diagonal. Para ver as fotos de como foi feito esse trabalho com as tiras clique na imagem acima.



michellepatterns

Pegador de panela em arco íris

imageOlha que legal esse pegador de panelas feito com retalhinhos…inhos…beeem miudinhos….Clique na imagem para o PAP

Patchwork: Porta copos

portacopos
Os porta-copos aproveitam retalhinhos de tecido e ficam muito bonitinhosnessa técnica. Para o tutorial clique na imagem.

Coração de tecido

image
Esses coraçõezinhos são muito fofos: dois tamanhos de coração, o menor sobre o maior, aplicado com pontinhos à mão e o restante do modo de fazer mais os moldes você consegue se cadastrando no site para fazer o download do PDF. Clique na imagem para o registro e o molde e instruções

Bijuterias transformam-se em jóias de tecido


criativotecido
As peças acima são todas feitas com tecido, exceto partes metálicas. Quem quiser saber como se fazem essas pequenas jóias em tecido, olhe o PAP fotografado aqui:http://blog.sina.com.cn/s/blog_68f099800100zn8a.html

Porta fones de ouvido. Com Molde e PAP


portafoninhos
Para guardar os fones de ouvido minúsculos. O tutorial é bem explicadinho e tem também o molde para download:
TUTORIAL AQUI

Coelhinhos muito fofos em seus carretéis.

minicoelhos
Olha isso! Mini coelhinhos feitos de minúsculos retalhinhos e carretéis de linhas vazios e encapados de retalhinhos. Uma fofurinha e também um exercício e tanto para os nervos…rerere….
São feitos à mão,  Tem o molde e o PAP ,todinho através de fotos, lá no site das meninas criativas de olhinhos puxados:
http://blog.sina.com.cn
Amei e ri muito com as peripécias dos coelhinhos de cabeça pra baixo numa das fotos…Um baratinho!

Aproveitando os retalhinhos de tecido

passaros
Do lado esquerdo os retalhinhos pequenos que vão se acumulando e na foto à direita sua transformação em passarinhos pequeninos para finalidades várias: magnetos, etiquetas, sachês, enfeites de árvore de Natal e o que mais a imaginação mandar….….Achei a idéia muito legal e para saber como se faz e pegar os moldes do passarinhozinho e da sua asinha, clicar em:  http://thesewingloftblog.com/

Cartões em Patchwork

CARTÕESPATCH
Olha que charme esses cartões feitos de retalhinhos. Cartões em Patchwork; lindos, não é?
E a partir da idéia que reaproveita retalhinhos, há todo um caminho criativo que cada um de vocês saberá trilhar melhor do que ninguém. ;)  O site do tutorial está aqui

Adorno de fuxico

Fuxico pendurado
Para saber como se faz o penduricalho de fuxico, veja o PAP aqui
O Blog é maravilhoso, vale a pena conhecê-lo em seus detalhes.

Um hexágono vira flor de tecido.

flortecido

Florzinhas feitas a partir de um hexágono. Podem originar muitos trabalhos lindos, só depende da criatividade de cada um. O PAP ilustrado de como fazer encontra-se aqui

Biscoito da sorte de tecido

Biscoito da SorteBiscoito da Sorte com mensagem
Sabe aqueles biscoitinhos da sorte que acompanham comidas chinesas, sempre com mensagens dentro deles? Pois nas fotos acima os biscoitinhos são de tecido e podem vir também acompanhados das mensagens que você poderá escrever em um papel charmosinho e inserir no “biscoitinho”. Poderá também colocar fitinhas e utilizá-los amarradinhos a um presente, por exemplo. Ou qualquer outra idéia que sua criatividade gerar.
Para saber como foi feito, olhe no link: http://www.ladyharvatine.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário