sábado, 20 de novembro de 2010

Costura choche

Maravilhosas clutches de crochê!

Oiê!!!

Meu filho chegou, hoje, vindo da casa de meus pais. E trouxe uma sacola cheia de lindas clutches de crochê q minha mãe fez.

O q é clutch?
Ninguém explicaria melhor que Mog, q fez um post sobre elas em http://aurelio.net/mog/bolsa-clutch-como-usar.html . Vamos a explicação q Mog deu e depois conto a estória das clutches da Dona Lia.


A bolsa clutch é uma elegante carteira de mão, que na maioria das vezes é apresentada como um acessório para ser usado à noite, em festas e eventos mais chiques. Mas, hoje a moda a transformou em um acessório super moderno, delicado e fashion, e a clutch pode ser usada durante o dia, nas mais diversas ocasiões. Basta ter estilo e combiná-la com o restante da sua roupa. Se você tem dúvidas de como usar sua bolsa clutch, veja só algumas dicas bem legais:
  • A clutch é um acessório que chama muito a atenção, pois está nas mãos. Então, o legal é deixá-la sendo o centro das atenções, por isso escolha um modelo bem bonito sempre.
  • Uma jogada bem legal e fashion, é usar uma bolsa clutch bem chamativa e bonita com roupas básicas. Experimente usar um visual todo preto e uma clutch de oncinha. Fica lindo!
  • Em festas e eventos mais formais, o ideal é coordenar bem a clutch com as roupas e usar clutchs de tecidos finos e com detalhes charmosos e chiques. Por exemplo: use um vestido azul com clutch prata, ou um vestido dourado com uma bolsa clutch vermelha.
  • Para o dia a dia, use bolsas de mão um pouco maiores e com estampas divertidas, como por exemplo, estampas florais, como dos tecidos de chita. Use uma calça jeans e uma regatinha branca e experimente dar uma cor ao visual com a clutch colorida.
  • Hoje em dia, não é mais necessário combinar a bolsa com os sapatos, por isso, abuse da criatividade e não se prenda às mesmas cores entre o sapato e a bolsa clutch. Apenas use o bom senso e combine harmonicamente as cores e estampas das roupas, sapato e bolsa clutch.
  • Uma dica bem legal é chamar a atenção para dois extremos. Numa festa, por exemplo: use uma bolsa clutch bem bonita e que chame a atenção nas mãos, e invista numa bela maquiagem, com um batom no mesmo tom da bolsa, por exemplo.
Escrito por Mog em 24/08/2010

Viu q dez?! As clutches estão muito na moda. Veja esses 2 modelos "de crochê!" da Chanel:


E a estória é:
Em fevereiro, fui visitar minha mãe (foi na época q comprei o tecido de pêlo, do vestido q postei).
Quando cheguei lá, vi umas bolsas q ela havia feito "só pra se distrair". Ficamos conversando sobre o assunto "bolsas" até q eu disse estava louca por uma bolsa-carteira, pra sair a noite, e desenhei como seria. Ela disse: _ Fácil!
Bem, só sei q cinco meses depois - hoje! - vim saber q minha mãe fez a primeira clutch logo q saí de lá. E q a mesma foi vendida no mesmo dia, por isso ela não me deu. E q, de lá pra cá vem fazendo e vendendo "a minha idéia!" rs.
Me mandou várias. Amei!
Umas sem flor, outras com flor no tom, outras listradas, um luxo só. Terei muita opção pra sair a noite agora!
O q ficou mais lindo foi ter dado um acabamento profissional a peça: toda impecavelmente forrada de cetim do tom da linha e com fechos de pressão!





Gostaram? Pra quem sabe fazer crochê, Dona Lia diz q é fácil. E pra quem não sabe ela diz: _ Só R$35,00!
Bjcas. Até a próxima.
Panos de prato (olhem q beleza de pontos ajour e pontos cheios!)







e tb do coletinho de crochê.

E esse é um pedaço de tecido q me deu, e q me faz lembrar da infância. Não sei ao certo quantos metros desse tecido ela possuia, mas deviam ser muitos, pq lembro de vários lençóis feitos com o mesmo!

E essa é a minha querida avó. Eu nunca iria querer outra avó. Essa é perfeita!

Ah! E o melhor de tudo. Ela pediu q eu lhe fizesse um vestido! Q honra! Vai me mandar um modelo q gosta e o tecido. Ui! Será q dou conta???


Costurar é bom ...




Na máquina foi tudo uma perfeição. Tive a oportunidade de usar, pela primeira vez, uma sapatilha específica pra couro, vinil e afins - ela é realmente ótima! O material desliza por igual... Demais!

Fiz o enchimento com uma cortina velha q tinha em casa e com flocos de um puff tb antigo.
A dica na hora de fazer enchimentos com flocos é passar costuras paralelas na capa pra q os flocos "não fujam do lugar" (vide foto).

Tenho um seguidor, o "Petescadas" q trabalha nesse ramo de pets... vou ficar esperando os comentários dele!!! rsrsrs!!! E de vcs.

Aí estão, as 4 caminnhas em uso (quer dizer: todas sujas!!!).

Só mesmo os cachorros pra amolecerem meu coração.... rs
Até a próxima.

sábado, 18 de junho de 2011

Meu ateliê (codinome Cantinho) ... - com vídeo!

Oiiiiiiii!
Galera, o papo, hoje é sobre organização ( ou a falta dela...rs).

Tenho q admitir: a máxima q usei até hoje na vida - "Eu me acho na minha bagunça." -, não serve muito para a costura.
São muitos apetrechos. A grande maioria, pequenos. Todos tem q estar a mão... e..na hora! Senão o processo trava.
Bem, vou contar algumas artimanhas q criei pra por ordem em algumas coisas q me irritavam bastante.

E depois, pra q eu não passe a impressão de "certinha", vcs irão ver o vídeo do meu cantinho e constatar q ainda falta muuuuito a organizar. (link no fim do post)

O primeiro "organizer" q criei, vcs já conhecem. Eu fiz um post sobre ele. É o porta-calcador. Amo esses calcadores especiais q facilitam a vida! Mas detestava precisar de um deles e ter achá-lo no meio dos outros, dentro do saco onde os guardava... agora estão todos lindos, separados e com sua especificação. Deixei-o amarradinho, ao lado da máquina, e...maravilha! (veja esse link depois q ler esse post pra ver a foto http://aprendizesdacostura.blogspot.com/2011/02/porta-sapatilhas-e-etc.html )


Antes da costura vem a etapa da modelagem, e sempre acabamos gastando e guardando muito papel...
Como moro distante de qq loja (num sítio no meio do nada), não seria viável ficar indo a cidade a cada vez q precisasse de folhas. Por isso, acabo comprando as folhas de kraft em atacado. Normalmente um pacote de 250 folhas. Assim, tem de sobra pra não me preocupar por um bom periodo. Só q fui percebendo q, com o passar do tempo, as folhas restantes iam enrugando... Meu marido disse q era umidade. Temos muita chuva aqui no verão (bem... vcs devem ter tido uma idéia de quanta, quando viram em Janeiro, pela tv, o q Minha Querida Friburgo sofreu). A umidade do ar fazia com q as folhas perdessem textura e rigidez. A solução foi deixar só um pouquinho delas de fora, pra uso, e acondicionar, por frações, as outras em enormes sacos plásticos lacrados. Trabalho zero e resultado 100%! Se vc passa por isso - até mesmo com os moldes prontos, #ficaadica, embale-os!


Mas tenho, p/ os moldes, uma opção muito mais funcional e estética...
Como irrita ter moldes ou amassados, ou dobrados, ou - argh!!! O pior: ENROLADOS!!! - tenho certeza q com vcs tb acham irritante.
Pois bem, o q fiz foi o seguinte: costurei diversas camadas de plástico cristal (aquele grosso brilhante).
A medida varia, mas os retângulos enormes são melhores pq acondicionam moldes tb grandes sem precisar dar nem uma dobrinha neles. Então, ao unir esses diversos pedaços de plástico, um sobre o outro, e outro, e outro, consegui um grande arquivo com divisórias. (Calma! Se vc não está entendendo, a culpa é minha pq não sei explicar de outra forma...rsrsrs... veja o vídeo, então). Para ficar ainda melhor coloco na divisão da frente uma relaçāo, por escrito, de tudo q tem em cada uma delas. Assim, de pronto, consigo achar os moldes q preciso. Fiz vários desses: um só pra saias e vestidos, outro pra blusas, outro calças e bermudas. Fiz até um pequeno pra guardar moldes de lingerie!

Outra dica - kkk, essa nada estética, mas super funcional - vale somente pra pessoas q como eu, não tem muito lugar (prateleiras ou gavetas), pra guardar, separadamdente, as coisas. Vou colocando tudo em sacos plásticos, e por fora deles, grapeio um papeis descrevendo tudo q contem lá. Assim nada fica misturado, mas não tenho q abrir saco por saco pra saber o q há dentro deles.

Pra quem tem mais de uma máquina, #ficaadica, coloque em cada uma delas - na gavetinha da mesa ou mesmo preso por uma cordinha. - todos os apetrechos mais necessários, tipo: fita métrica, tesourinha, pinça. Com cada máquina tendo seu "arsenalzinho" de trabalho, não teremos q levantar pra pegar nada...

Outra ferramenta utilíssima, e q dispensa comentarios é a maquininha de forrar botões. Pra quem mora em cidades aonde não há variedade deles, ela é simplesmente uma mão na roda!

Por fim, mostro uma invenção minha pra carregar, com estilo, pras aulas de costura, meus moldes em uso e tb algumas folhas em branco. Veja a foto.

Consegui um tubo largo e comprido de papelão duro e decorei-o, por fora. Depois fiz uma capa com uma alça pra envolvê-lo. O produto final é um lindo porta-moldes de carregar. Vcs tem q ver os olhares admirados de quem me vê passar com ele na rua. Já, por mais de uma vez, me pararam pra perguntar sobre ele e elogiá-lo.

Q post longo esse! Vale por 3! Rsrsrs...É isso por hoje....

Aí vai o vídeo q mostra o "Meu Cantinho", cliquem no link abaixo pra ver. Espero q gostem. Bjcas.
http://www.youtube.com/watch?v=3IUMtBzz5MY

Nenhum comentário:

Postar um comentário