Quadrados de crochê, os famosos granny squares, são lindos. E servem para aproveitar sobras de lã. E ajudam a aquecer as mãos, enquanto são feitos. E podem se transformar em várias peças. Resumindo: são ótimos, pela versatilidade e pelo visual. Olhando uma revista sobre decoração de quartos de bebês, a coisa que mais me chamou a atenção foi justamente uma manta feita com quadrados coloridos de crochê.
Procurando numa gaveta onde guardo um monte de peças de crochê que herdei da minha avó, encontrei este granny square – literalmente, porque foi mesmo feito pela minha avó. Ele vai servir de modelo para uma manta de lã para o meu bebê.
Que vai ser feita pela minha mãe, para que seja uma verdadeira manta de quadrados de crochê da vovó. Mesmo o bebê nascendo na primavera, vai ser uma peça com história e handmade. Para ficar por anos e anos por aqui, trazendo boas lembranças.
Para saber mais:
Tutorial: quadrados de crochê
Já que o assunto hoje são quadrados de crochê, pedi ajuda para minha mãe e resolvi fotografar um passo a passo de como fazer um quadrado de crochê, para fazer este tutorial. Olha só!
Para começar, faça uma correntinha com 10 argolas. Una as duas pontas, ficando com um círculo. Nesta argola, coloque 24 meios pontos. Cada “pétala” do quadrado é feita com três pontos de uma laçada, mais três correntinhas, novamente três pontos de uma laçada e assim por diante. No total, você vai ficar com oito “pétalas” de três pontos altos com uma laçada. Para trocar de cor, você deve arrematar o trabalho. Para continuar a fazer o quadrado, você segue crochetando as “pétalas” nos intervalos das anteriores, com a diferença de que faz dois conjuntos em cada um dos quatro cantos. A última carreira é feita todo com ponto alto de uma laçada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário